20 de julho de 2010

1 Mês de eternas saudades....

Tantas palavras rodeiam minha mente... tanta coisa para se dizer, tanto sentimento! Meu coração começa a bater ancioso por palavras, imagens suas... Meu corpo sonha em tocar os seus, meus ouvidos atentos aos choros seus! Ai, meus filhos, quantas saudades!!!! Saudades da barriga, de carregá-los em meu ventre....
De saber que vocês estavam seguros aqui dentro de mim.... E todo esse momento está presente em cada segundo do meu dia, e meu pensamento corre em busca de palavras apenas para exprimir um só sentimento, que aperta o meu peito e me consome. Apenas consigo dizer e sentir: ETERNAS SAUDADES....


"Eu perco o chão, eu não acho as palavras
Eu ando tão triste, eu ando pela sala
Eu perco a hora, eu chego no fim
Eu deixo a porta aberta
Eu não moro mais em mim...

Eu perco as chaves de casa, eu perco o freio
Estou em milhares de cacos, eu estou ao meio
Onde será, que você (s) está.... agora????"


Essa música resume bem o que sentimos. Andamos por todos os lados e sabemos que sempre falta alguma coisa: nossos filhos!
Hoje, depois de 1 mês do parto, ainda sentimos a dor da perda, ou melhor, acho que essa dor será eterna. Mas sabemos que foi feita a vontade de Deus....

Fica aqui mais uma homenagem aos nossos eternos anjinhos: Bernardo, Gabriel, Luiza e Manuela, que sempre serão nossos filhos queridos e muito amados!

Como extrair o leite materno

Pessoal,

Atendendo a pedidos, e também para auxiliar algumas mamães que precisam trabalhar e querem deixar seu leite em casa congelado, vou postar aqui o passo a passo para a retirada e armazenamento do leite materno.
Esse post é especial para a Sandra, que com muito carinho me pediu para ensiná-la!
Estou um pouco sumida esses dias porque estava mudando de casa, como disse antes em outro post, desde a descoberta da gravidez compramos um apê maior... Mas isso vou contar num outro post, ok???
Aqui vão as orientações sobre a coleta domiciliar do leite humano...

O primeiro passo para o processo é o armazenamento do leite, portanto, antes de retirá-lo, prepare a armazenagem.
Para armazenar o leite, utilize um frasco de VIDRO com tampa de PLÁSTICO (como os de café solúvel ou maionese). Lembrando que a tampa tem que ser de plástico mesmo, aquelas de metal não servem!!!
Retire os rótulos, o papel interno da tampa e lave com água e sabão. Enxague bem. Ferva os vidros e tampas (sem o papel branco interno da tampa) em uma panela cobrindo todo o vidro com água, por 15 minutos (tempo contado a partir da fervura). Deixe-os escorrer em pano limpo até secar. Feche os vidros sem tocar na parte interna das tampas.

Para a coleta do leite, feche as portas e janelas do quarto ou local onde será feita a coleta. Evite a presença de outras pessoas neste local. Prenda os cabelos e coloque uma touca ou lenço na cabeça. Usar também uma máscara para tampar a boca e o nariz (pode ser uma fralda limpa).
Lave bem as mãos e braços até a altura do cotovelo com água e sabão em abundância, fazendo a escovação dos dedos e das unhas durante 3 minutos. Enxaguar em água corrente.
Secar com toalha limpa, exclusiva para este fim (não usar a toalha de uso geral da casa; eu particularmente utilizo aquelas folhas descartáveis).
Lave as mamas utilizando apenas água corrente (não utilizar sabão/sabonete). Seque as mãos e as mamas com talha limpa.
Massageie as mamas utilizando as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da aréola (parte escura; bico) para o corpo. Para retirar o leite, colocar o polegar acima da linha aonde acaba a parte escura do peito (bico) e os dois primeiros dedos abaixo. Firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao corpo. Tentar aproximar a ponta do polegar com os outros dedos até sair o leite.
Despreze os primeiros jatos (gotas) de leite. Em seguida, abrir o vidro e colocar a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.
Colher o leite no frasco, colocando-o abaixo da aréola. Após terminar a ordenha, fechar bem o vidro e colocar imediatamente no congelador ou freezer.
Para completar o volume de leite no frasco que já está no congelador, utilizar um copo de vidro previamente esterilizado (o mesmo processo do frasco de vidro) e seco.
Colocar o leite recém-coletado sobre aquele que já está armazenado no freezer ou congelador. Guardar imediatamente.
Esse processo deve ser repetido até faltar aproximadamente dois dedos para encher o frasco. Anotar na tampa a data em que iniciou a coleta e a data do nascimento do bebê (essa data somente para quem for doar para o banco de leite), guardar no congelador novamente.
Não guardar o frasco de leite humano em geladeira juntamente com alimentos ou com materiais biológicos contaminados (sangue, fezes, urina)...
O leite só deverá sair do congelador ou do freezer quando for recolhido pelo banco de leite ou quando a mãe for utilizar.
Antes de completar quinze dias da coleta, entrar em contato com o banco de leite para ser recolhido.
O prazo de validade do leite humano, assim estocado, é de 10 dias a 15 dias.

O descongelamento poderá ser feito em banho-maria com temperatura igual ou inferior a 40 graus centígrados.
Homogeneizar o leite agitando lentamente o frasco, desta maneira evita-se a formação de substâncias prejudiciais ao bebê.
O eventual aspecto floculado do leite é normal em função dos processos de congelamento.
Retirar a quantidade necessária para o uso imediato e guardar o restante na geladeira por até 24 horas.
Desprezar as sobras da mamadeira.

Aprenda a retirar, conservar e armazenar o leite do peito. É importante para toda mãe que precisa ausentar-se de casa. Você pode estocar o seu leite para seu filho por até 15 dias no congelador ou freezer. Antes de voltar ao trabalho, inicie esta coleta e estoque com antecedência.
Não esqueça de colocar a data do início da coleta.


IMPORTANTE: Todo o conteúdo dessas informações foram retiradas do panfleto da campanha de doação de leite da Maternidade Odete Valadares.

Espero que as informações ajudem as mamães e incentivem outras a também doarem o seu leite.
Não é um processo tão fácil, às vezes é dolorido, mas a recompensa é muito maior! Lembrando que o processo descrito acima é de retirada manual. Existem também as bombinhas no mercado para vender, mas a questão da esterilização é a mesma dos frascos de vidro. No início pode ser um pouco complicado, mas é preciso insistir!!! Afinal, quanto mais leite é retirado, mais é produzido!!!!

Eu faço a retirada manual mesmo, acho mais fácil... Qualquer dúvida, podem perguntar que na medida do possível eu respondo :)

Beijos a todos!


DOEM LEITE, DOEM VIDA!!!!

7 de julho de 2010

Leite Materno...


Pessoal,

Depois que o pesadelo passou e as coisas foram se acalmando, senti que deveria fazer alguma coisa que pudesse ajudar alguém. Aí pensei: doar as roupinhas dos bebês? Será? Pensei e resolvi doar sim, algumas coisas que já havia ganhado, outras que comprei e outras que também havia recebido das amigas que tinham bebês maiores... Não doei tudo porque tenho certeza que meu ou meus filhos virão na hora certa....
Mas ainda não era o suficiente... foi então que percebi que meus seios haviam aumentado muito de tamanho e estava sentindo uma dor enorme!!!! Aí lembrei: estava produzindo leite!
Foi uma emoção muito grande saber que estava produzindo leite materno, mas ao mesmo tempo uma dor enorme de saber que não iria amamentar meus filhos...
Foi então que meu marido e minha mãe, e, claro, uma opção minha também, sugeriram que eu doasse o meu leite ao banco de leite aqui da minha cidade: BH.
Então lembramos que uma tia do meu marido trabalha numa maternidade: Odete Valadares, e lá, eles trabalham com banco de leite. Ligamos pro hospital, agendei uma visita e fomos nós, eu e meu marido para a maternidade. Cheguei lá fui muito bem atendida e fizeram minha ficha. Expliquei meu caso, elas me deram o maior apoio e me ensinaram como eu faria a coleta do leite.
Quero deixar claro que ninguém, nem mesmo no banco de leite, me obrigou a fazer tal doação, isso foi uma decisão pessoal, inclusive no hospital mesmo eles me orientaram que se eu não quisesse doar, teria como inibir a produção de leite.

Mas a vontade de ajudar o próximo falou mais alto e então resolvi doar. Passei por todo o processo de aprendizagem, etc... Levei os potes de vidro para casa e começei a retirar o leite. No início saiu muito pouco, mas é assim mesmo... na medida que você vai retirando, vai produzindo mais!

Confesso à vocês, que a doação tem sido muito gratificante pra mim... quando penso em todas as crianças que posso estar ajudando com esse simples ato, a recompensa é muito grande! Voltei a ter alegria pelo simples fato de ajudar ao próximo!!!!

Pronto! Havia descoberto o que estava faltando, a maneira que eu queria ajudar alguém! O pessoal do banco de leite é super responsável, te ligam com frequencia, buscam o leite em casa, mandam mais potes para retirada se for necessário, etc...

"O Banco de Leite Humano é um centro especializado na orientação sobre aleitamento materno e na preparação de leite humano em condições adequadas ao consumo de crianças necessitadas. Constitui uma das medidas do esforço intersentorial do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, não devendo ser estendida como uma ação isolada, mas como uma maneira de atender às crianças que, por diferentes razões estão impossibilitadas de receber o leite de suas próprias mães e que dele necessitam de forma prioritária, nos seis primeiros meses de vida. O banco de leite humano é uma instituição sem fins lucrativos, sendo vedada a comercialização dos produtos por eles distribuidos.
O banco de leite promove a coleta, o transporte, a pasteurização, a estocagem, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano excedente, oferecido espontaneamente por doadoras sadias.
Toda as etapas do processo, iniciadas com a captação da doadora e chegando até a distribuição, são regidas pelas normas do Ministério da Saúde."

Resolvi compartilhar dessa alegria com vocês, para também incentivar outras mamães a doarem os seus leites! Tem muita gente precisando, e, se podemos fazer, porque não????

Para quem for de BH e também quiser doar:

Maternidade Odete Valadares
Av. Contorno, 9494 - Prado
Tel: (31) 3337-5678 ou 3298-6008
Horário de Funcionamento: seg. a sex. de 07:00 às 17:30

"Toda mãe oferece carinho e afeto ao seu bebê. Mas nem todas conseguem amamentar. Para os bebês que necessitam do leite humano, o seu gesto contribui para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da qualidade de vida das crianças beneficiadas, e ainda ganha a gratidão de muitas mães. O banco de leite da Maternidade Odete Valadares precisa muito da sua doação, pois é com sua ajuda que poderemos atender a várias crianças."

DOAR FAZ BEM!!! DOAR É UM ATO DE AMOR....

4 de julho de 2010

AGRADECIMENTO - 15 dias se passaram...

Queridos amigos,

O momento nas nossas vidas não está sendo fácil. Fomos pegos de "surpresa" por uma nuvem negra que passou e deixou marcas difíceis de serem apagadas. Muitas vezes nos perguntamos: PORQUE COMIGO? SERÁ QUE MEREÇO ISSO? Não há respostas para essas perguntas... O tempo nos mostrará e quando for a hora certa, temos certeza que nossos corações irão se acalmar, afinal, a vontade de Deus é algo muito singular para que possamos compreender...

A dor da perda de um filho é algo imensurável! Como pode um ser tão pequeno nos causar tantas emoções assim? Só quem passa ou já passou por isso sabe bem o que estamos sentindo... Apesar de terem sidos somente 5 meses e 3 semanas, nós já nos sentíamos pais, aliás, desde o positivo do teste de gravidez!
Desde o instante em que ficamos sabendo que a gravidez era quadrigemelar, tínhamos receio de que algo desse errado! Tínhamos plena ciência de que se tratava de uma gravidez de risco e mesmo assim, optamos por correr esse risco e receber esses quatro anjinhos em nosso lar!
Foram os meses de mais dedicação e cuidado nas nossas vidas... e agora? Arrepender? Jamais!!!! Porque também foram os momentos de mais emoções nas nossas vidas! A expectativa de cada ultrassom, escutar os coraçõezinhos de cada um, poder vê-los; e sentí-los então? Isso ficará para sempre em nossos corações, essas lembranças permanecerão acesas!
Não há do que se culpar, fomos muito precavidos... mas infelizmente o acaso aconteceu! O sonho de sermos pais teve que ser adiado por uma decisão de Deus! Dizemos ADIADO, porque não vamos desistir, isso seria a maneira mais fácil. Enquanto acreditarmos na força dos nossos sonhos, iremos sonhar e cada dia mais!!!!

Deus nunca dá uma cruz maior que aquela que podemos carregar... e, se Ele optou por não ser a hora, Ele sabe o que faz... pelo menos é nisso que estamos nos apegando para tentar amenizar e aliviar a dor.

"Muitas vezes na vida não sabemos avaliar o que precisamos: se força ou coragem! Mas há momentos que precisamos das duas! Por isso neste momento das nossas vidas, buscamos muita força para superar essa dor que só nós sabemos e também muita coragem para recomeçar!
Sabemos que Deus tem um propósito nas nossas vidas. Se nós não conseguirmos fazer uma coisa grandiosa hoje, façamos alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Continuamos andando e fazendo. O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se continuarmos nos movendo para frente.
Se pararmos completamente é muito mais difícil começar tudo denovo. Então continuaremos andando e fazendo. Não desperdiçaremos a base que já construímos. Vamos rápido quando puder, vamos devagar quando precisar, mas sempre continuaremos! O importante é não desistir NUNCA!!!!"

Queremos agradecer a TODOS vocês pelas orações, mensagens de carinho e força!
Não há como descrever o tanto que vocês foram e são importantes nesse momento das nossas vidas. É muito bom saber que temos pessoas queridas mesmo que virtuais, e, que não estamos sozinhos... As orações estão surtindo efeito, nossos corações já estão mais conformados, agora é esperar, pois, só o tempo mesmo para cicatrizar a ferida...

Temos certeza que "Bernardo, Gabriel, Luiza e Manuela" serão nossos eternos anjinhos e estarão olhando por nós de onde estiverem... e que não passaram por nossas vidas por acaso! À vocês nossas eternas saudades....
Vocês perceberam como o céu está mais estrelado????

"Não exija da vida aquilo que a vida ainda não lhe deu, mas siga em frente no esforço de merecer a realização dos seus ideais." (André Luiz)

Um grande beijo a todos!!!!


Essas foram nossas últimas fotos ainda grávidos....