20 de julho de 2010

Como extrair o leite materno

Pessoal,

Atendendo a pedidos, e também para auxiliar algumas mamães que precisam trabalhar e querem deixar seu leite em casa congelado, vou postar aqui o passo a passo para a retirada e armazenamento do leite materno.
Esse post é especial para a Sandra, que com muito carinho me pediu para ensiná-la!
Estou um pouco sumida esses dias porque estava mudando de casa, como disse antes em outro post, desde a descoberta da gravidez compramos um apê maior... Mas isso vou contar num outro post, ok???
Aqui vão as orientações sobre a coleta domiciliar do leite humano...

O primeiro passo para o processo é o armazenamento do leite, portanto, antes de retirá-lo, prepare a armazenagem.
Para armazenar o leite, utilize um frasco de VIDRO com tampa de PLÁSTICO (como os de café solúvel ou maionese). Lembrando que a tampa tem que ser de plástico mesmo, aquelas de metal não servem!!!
Retire os rótulos, o papel interno da tampa e lave com água e sabão. Enxague bem. Ferva os vidros e tampas (sem o papel branco interno da tampa) em uma panela cobrindo todo o vidro com água, por 15 minutos (tempo contado a partir da fervura). Deixe-os escorrer em pano limpo até secar. Feche os vidros sem tocar na parte interna das tampas.

Para a coleta do leite, feche as portas e janelas do quarto ou local onde será feita a coleta. Evite a presença de outras pessoas neste local. Prenda os cabelos e coloque uma touca ou lenço na cabeça. Usar também uma máscara para tampar a boca e o nariz (pode ser uma fralda limpa).
Lave bem as mãos e braços até a altura do cotovelo com água e sabão em abundância, fazendo a escovação dos dedos e das unhas durante 3 minutos. Enxaguar em água corrente.
Secar com toalha limpa, exclusiva para este fim (não usar a toalha de uso geral da casa; eu particularmente utilizo aquelas folhas descartáveis).
Lave as mamas utilizando apenas água corrente (não utilizar sabão/sabonete). Seque as mãos e as mamas com talha limpa.
Massageie as mamas utilizando as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da aréola (parte escura; bico) para o corpo. Para retirar o leite, colocar o polegar acima da linha aonde acaba a parte escura do peito (bico) e os dois primeiros dedos abaixo. Firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao corpo. Tentar aproximar a ponta do polegar com os outros dedos até sair o leite.
Despreze os primeiros jatos (gotas) de leite. Em seguida, abrir o vidro e colocar a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.
Colher o leite no frasco, colocando-o abaixo da aréola. Após terminar a ordenha, fechar bem o vidro e colocar imediatamente no congelador ou freezer.
Para completar o volume de leite no frasco que já está no congelador, utilizar um copo de vidro previamente esterilizado (o mesmo processo do frasco de vidro) e seco.
Colocar o leite recém-coletado sobre aquele que já está armazenado no freezer ou congelador. Guardar imediatamente.
Esse processo deve ser repetido até faltar aproximadamente dois dedos para encher o frasco. Anotar na tampa a data em que iniciou a coleta e a data do nascimento do bebê (essa data somente para quem for doar para o banco de leite), guardar no congelador novamente.
Não guardar o frasco de leite humano em geladeira juntamente com alimentos ou com materiais biológicos contaminados (sangue, fezes, urina)...
O leite só deverá sair do congelador ou do freezer quando for recolhido pelo banco de leite ou quando a mãe for utilizar.
Antes de completar quinze dias da coleta, entrar em contato com o banco de leite para ser recolhido.
O prazo de validade do leite humano, assim estocado, é de 10 dias a 15 dias.

O descongelamento poderá ser feito em banho-maria com temperatura igual ou inferior a 40 graus centígrados.
Homogeneizar o leite agitando lentamente o frasco, desta maneira evita-se a formação de substâncias prejudiciais ao bebê.
O eventual aspecto floculado do leite é normal em função dos processos de congelamento.
Retirar a quantidade necessária para o uso imediato e guardar o restante na geladeira por até 24 horas.
Desprezar as sobras da mamadeira.

Aprenda a retirar, conservar e armazenar o leite do peito. É importante para toda mãe que precisa ausentar-se de casa. Você pode estocar o seu leite para seu filho por até 15 dias no congelador ou freezer. Antes de voltar ao trabalho, inicie esta coleta e estoque com antecedência.
Não esqueça de colocar a data do início da coleta.


IMPORTANTE: Todo o conteúdo dessas informações foram retiradas do panfleto da campanha de doação de leite da Maternidade Odete Valadares.

Espero que as informações ajudem as mamães e incentivem outras a também doarem o seu leite.
Não é um processo tão fácil, às vezes é dolorido, mas a recompensa é muito maior! Lembrando que o processo descrito acima é de retirada manual. Existem também as bombinhas no mercado para vender, mas a questão da esterilização é a mesma dos frascos de vidro. No início pode ser um pouco complicado, mas é preciso insistir!!! Afinal, quanto mais leite é retirado, mais é produzido!!!!

Eu faço a retirada manual mesmo, acho mais fácil... Qualquer dúvida, podem perguntar que na medida do possível eu respondo :)

Beijos a todos!


DOEM LEITE, DOEM VIDA!!!!

2 comentários:

  1. Oi querida!
    Muito obrigada pelo post, vou imprimi-lo e tb salvar no meu blog para repassar as minhas amigas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. não dá pra imaginar a dor que está sentindo,,, mesmo eu que tive meu filho tanto tempo na UTI. que Deus de muita força p/ vcs. cim muito carinho... um bj

    ResponderExcluir