7 de julho de 2010

Leite Materno...


Pessoal,

Depois que o pesadelo passou e as coisas foram se acalmando, senti que deveria fazer alguma coisa que pudesse ajudar alguém. Aí pensei: doar as roupinhas dos bebês? Será? Pensei e resolvi doar sim, algumas coisas que já havia ganhado, outras que comprei e outras que também havia recebido das amigas que tinham bebês maiores... Não doei tudo porque tenho certeza que meu ou meus filhos virão na hora certa....
Mas ainda não era o suficiente... foi então que percebi que meus seios haviam aumentado muito de tamanho e estava sentindo uma dor enorme!!!! Aí lembrei: estava produzindo leite!
Foi uma emoção muito grande saber que estava produzindo leite materno, mas ao mesmo tempo uma dor enorme de saber que não iria amamentar meus filhos...
Foi então que meu marido e minha mãe, e, claro, uma opção minha também, sugeriram que eu doasse o meu leite ao banco de leite aqui da minha cidade: BH.
Então lembramos que uma tia do meu marido trabalha numa maternidade: Odete Valadares, e lá, eles trabalham com banco de leite. Ligamos pro hospital, agendei uma visita e fomos nós, eu e meu marido para a maternidade. Cheguei lá fui muito bem atendida e fizeram minha ficha. Expliquei meu caso, elas me deram o maior apoio e me ensinaram como eu faria a coleta do leite.
Quero deixar claro que ninguém, nem mesmo no banco de leite, me obrigou a fazer tal doação, isso foi uma decisão pessoal, inclusive no hospital mesmo eles me orientaram que se eu não quisesse doar, teria como inibir a produção de leite.

Mas a vontade de ajudar o próximo falou mais alto e então resolvi doar. Passei por todo o processo de aprendizagem, etc... Levei os potes de vidro para casa e começei a retirar o leite. No início saiu muito pouco, mas é assim mesmo... na medida que você vai retirando, vai produzindo mais!

Confesso à vocês, que a doação tem sido muito gratificante pra mim... quando penso em todas as crianças que posso estar ajudando com esse simples ato, a recompensa é muito grande! Voltei a ter alegria pelo simples fato de ajudar ao próximo!!!!

Pronto! Havia descoberto o que estava faltando, a maneira que eu queria ajudar alguém! O pessoal do banco de leite é super responsável, te ligam com frequencia, buscam o leite em casa, mandam mais potes para retirada se for necessário, etc...

"O Banco de Leite Humano é um centro especializado na orientação sobre aleitamento materno e na preparação de leite humano em condições adequadas ao consumo de crianças necessitadas. Constitui uma das medidas do esforço intersentorial do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, não devendo ser estendida como uma ação isolada, mas como uma maneira de atender às crianças que, por diferentes razões estão impossibilitadas de receber o leite de suas próprias mães e que dele necessitam de forma prioritária, nos seis primeiros meses de vida. O banco de leite humano é uma instituição sem fins lucrativos, sendo vedada a comercialização dos produtos por eles distribuidos.
O banco de leite promove a coleta, o transporte, a pasteurização, a estocagem, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano excedente, oferecido espontaneamente por doadoras sadias.
Toda as etapas do processo, iniciadas com a captação da doadora e chegando até a distribuição, são regidas pelas normas do Ministério da Saúde."

Resolvi compartilhar dessa alegria com vocês, para também incentivar outras mamães a doarem os seus leites! Tem muita gente precisando, e, se podemos fazer, porque não????

Para quem for de BH e também quiser doar:

Maternidade Odete Valadares
Av. Contorno, 9494 - Prado
Tel: (31) 3337-5678 ou 3298-6008
Horário de Funcionamento: seg. a sex. de 07:00 às 17:30

"Toda mãe oferece carinho e afeto ao seu bebê. Mas nem todas conseguem amamentar. Para os bebês que necessitam do leite humano, o seu gesto contribui para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da qualidade de vida das crianças beneficiadas, e ainda ganha a gratidão de muitas mães. O banco de leite da Maternidade Odete Valadares precisa muito da sua doação, pois é com sua ajuda que poderemos atender a várias crianças."

DOAR FAZ BEM!!! DOAR É UM ATO DE AMOR....

20 comentários:

  1. Querida. Que lindo de sua parte!!!
    Doar leite é um ato de amor de mãe mesmo =)
    Parabéns...e continuo te seguindo aqui, espero que você não acabe com o blog!bjoss!!!

    ResponderExcluir
  2. Roberta,

    Doar é um ato de amor! Lindo isso que vc está fazendo...
    Fiquei emocionada com o post! Uma lição de vida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola Roberta aqui estou novamente e aproveito para agradecer a sua visita no meu blog e me deparo com um ato tão lindo da sua parte, mesmo com o coração doendo a saudades batendo forte conseguiste encontrar forças para ajudar mais bebes que necessitam deste bem precioso. Que Deus continue abençoando e iluminando a sua vida e seus anjinhos com certeza estarao sorrindo para voce. Eu desde aqui do outro lado do oceano deixe beijinhos carregados de energias positivas e um prazer enorme receber sua visita.

    ResponderExcluir
  4. Roberta,
    você é verdadeiramente um exemplo de pessoa de bem e de fé!!!
    Tenho certeza que tudo isso será compensado!

    ResponderExcluir
  5. Beta,

    eu me enganei com vc.

    Vc é BEM melhor do que eu esperava, mas BEM melhor mesmo; e olhe que quando eu vi tua história, teu relato de dor e laceração eu entendi que Deus estava ao teu lado, que tu eis uma pessoa de CONFIANÇA para Ele, mas nunca poderia imaginar que chegaria a tanto.

    Você foi MÃE para ajudar a outras MÃES a poderem ter seus filhos aqui. E tu achas que vc vai ficar seu o seu... Nao, não vai? No fim das contas, cada bebêzinho desse que está recebendo o SEU leite é um pouco seu, foi tocado por sua LUZ & AMOR.

    Poucas pessoas nesse mundo me surpreendem, especialmente para o BEM, e graças a Deus que Ele me pôs no teu caminho, para eu te olhar e ver que tudo na vida tem jeito, te seu propósito, sua dor e sua cura.

    Vc é a CURA!

    Eu já fiquei surpresa em ver teu recado no meu blogger e pensei: nossa, ela ainda teve tempo pra me responde, e me senti iluminada também, especial. Uma mulher MAIS NOVA QUE EU mas TÃO MAIS MULHER QUE EU, tão mais perfeita, com tanto a dizer e a contar.

    Não esqueces, tu eis a Queridinha dEle. Conversa com Ele, chora se quiser chorar... Uns dias vão ser melhores, outros nem tantos, mas de vc eu não duvida uma vitoria JAMAIS.

    Com muito amor, Bi.

    PS.: to te seguindo tb. E quanto a gastroplastia, eu estou com quase dois anos de operada. Era hipertensa, diabetica e sofria de uma doença no figado causada pela gordura. Passei UM ANO para me decidir sobre a cirurgia, mas não me arrependo de ter demorado esse ano, porque foi o ano que precisei para amadurecer, entende?

    Não que vc NUNCA mais vá comer. Eu, por exemplo, como de tudo, mas não tudo. É tudo pouco e graças a Deus me satisfaz. Logo no inicio vc nao sente ou nao sabe distinguir direito a capacidade do seu estomago, dai vc tem que pesar e dosar tudo o que come, pq se comer a mais, doooooooi demais, no meu caso. No caso do meu noivo, que tb é operado, ele vomita. Mas depois, com o tempo, todas as sensações voltam. A sensação de fome, de saciedade, de prazer... mesmo sendo pouca comida.

    E a qualidade de vida?

    Ah, essa VAI LÁÁÁÁÁÁÁ em cima. Depois da ma lida com teu esposo nesse meu post [ http://bittersweetsworld.blogspot.com/2010/04/gas-tro-plas-tia-tambem-chamada-de.html ], assim ele não conta tudo o que passei com a gastro, mas no meu histórico tem uns MARCADORES e lá tem GASTROPLASTIA ai vc podem ver a saga.

    Foi assim, LENDO MUITO, que eu me convenci que era o melhor pra mim.

    E depois que eu fiz, meu noivo QUE JURAVA QUE JAMAIS FARIA, pediu pelo Amor de Deus pro meu médico operar ele.

    Eu tinha 111kg hoje 62-64kg
    Ela 151kg, hoje uns 100kg. Mas ele ainda nao tem nem um ano de operad, vai fazer próximo mês.

    O dificil é agora a fase da duvida, depois... Vem um mes meio chatinho, com dieta liquida, mas dai vc perde quase 1kg POR DIA e tudo vai dando animo. Tomar banho, calçar sapatos, coçar suas próprias costas e pode sentar em qualquer cadeira sem ter medo que ela quebre nao tem preço.

    Deus te abençoe.
    Deus abençoe sua linda familia.

    Quando quiser falar com as crianças com alguem, conte comigo por resto da sua vida, serei sei diario secreto pra tudo. Diga até mesmo as coisas que eu nao possa concordar, afinal amigos são pra essas coisas... E nós TINHAMOS que ser amigas, um dia a gente ia se encontrar, minha vida não poderia ter passado sem a historia da tua... Deus sabe o que faz.

    Outra, eu nao sei se vc viu, acho que no Fantastivo a entrevista da Gloria Pires... Dai a jornalista perguntou: "Vc tem QUATRO filhos, não é?"

    E ela, sabiamente: "Teria SEIS, mas dois eu perdi."

    Então vc ja teve QUATRO filhos e está dando gotinhas de vida há muitos outros com seu leite e logo os seus virão também.

    Um beiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiijo bem grande.
    Fabi.

    ResponderExcluir
  6. PS (de novo) .: Desculpa os erros de digitaçao, estou no notebook e isso aqui é o Ó pra mim :)))

    ResponderExcluir
  7. Ola Roberta, te acompanho aqui do Japao, e com imenso pesar que li tudo o que aconteceu com os seu bebes, confesso que chorei, como se fossem os meus filhos, nao posso calcular a tua dor, ma oro pra que Deus venha trazer conforto e paz ao teu coracao. E tbm quero te contar, tenho uma filhinha que tem 1 ano e 2 meses, e desde que nasceu esta no hospital, ela tem uma enfermidade rara, que nao tem cura, mas tem lutado bravamente pra viver, e eu como mae, sofro mto em ve-la sofrendo. Acredito que os teus filhinhos, sao anjinhos, sao mto especiais pra viverem na terra, entao Papai do Ceu os levou pra junto dele.Estao bem, tenho ceteza.E vc e uma gurreira, tirar leite nao e uma coisa nada facil, no comeco doi, e ainda mais pra doar pra outros bebes. Saiba que te adimiro mais ainda! Doe,doe,doe, tudo o que teu coracao mandar! Saiba que a mais beneficiad por esse ato de amor, e voce! Eu estou ja ha 14 meses tirando leite, pra minha pequena, so Deus sabe o qto foi dificil no comeco, mas so consigo pensar na minha bebe, que e bom pra ela, e eu fico tao feliz em poder fazer tao pouco por ela. Recentemete minha pequena teve uns dias mto dificeis, entao ela ficou uns 15 dias somente no soro, e o leite foi suspenso pelo medico.Desde entao enho tirado e jogado fora, tudo pra o meu peito nao secar.Pois aqui no Japao, infelismente nao da pra doar leite. Que Deus te abencoe, e te de muitas forca. Liliane

    ResponderExcluir
  8. Lindo Roberta.
    Você é uma mulher iluminada.
    Parabéns pela força e por esse ato de amor e muita dedicação.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Floor isso q vc esta fazeendo é liindoo!!! Deus é fiel i sab d todas as coisas ele ainda te fara mãe d novo i tenho certeza q a historia da sua familia vaii ser lindaa, vai ser um verdadeiro testemunho d milagre! Continue firme caminhandooo pq Deus se agrada d pessoas como vc!!! Te admiroo i vc é um exemploo! bjooo Muitas felicidades!!

    ResponderExcluir
  10. Roberta tu es um anjo sabia...
    Muito obrigada pelas lindas palavras q tu me escreveu...Foi uma linda surpresa qd lí teu recado no meu blog,depois de td q passou ainda se
    lembrou de me escrever...muito obrigada mesmo.
    Tu es tão guerreira,forte e muito especial.
    Sabe q qd perdi a Giulia eu morava no sul,com meus filhos e meu marido,sou de SP e td minha
    familia estava em SP,eu meu marido choramos muito
    alguns dias,mas eu tive q ser forte e continuar.
    No hospital,já me passaram o remedio pra cortar
    o leite,no outro dia da minha alta meus seios estavam enormes,ai q eu chorava...não tinha minha
    filha pra mamar...meus seios ficaram duros e eu
    tinha q ir no chuveiro para esvaziar...
    Se eu tivesse tido a ideia q vcs tiveram...mas
    fique tão perdida em casa,td arrumadinho berço e guarda roupa rosa,peredes rosa,kit berço rosinha,
    roupas tds no lugar,passadinhas e lavadas,ate
    nossa mala de hospital td pronto.
    Guardei td acredita,ate o berço eu embalei td e
    aos poucos fui doando,algumas coisas tenho ate hoje..o berço usei para o meu filho q tive depois dela,o guarda roupa deixei pra minha filha mais velha,
    hoje já doe quase td,mas umas roupinhas q ganhei
    e umas q comprei guardei...e bola pra frente.
    Esse ato q tu teve de doar leite e um ato lindo
    de muito amor,bem mãezona mesmo.
    TE ADIMIROOOOOOOOOO MUITOOOOOOOOOOOO...
    Fico tão feliz por tu estas bem,sei q é muito
    dificil,mas iremos vencer essa.
    Fiquem com Deus
    milhões de bjs.

    desculpe o tamanho do texto kkkkkkkk exagerada né..

    ResponderExcluir
  11. Roberta, vc é uma mulher incrível! Parabéns pela sua força. Imagino que essa fase da sua vida não deva estar sendo fácil. Aliás, nem imagino o que vc deve estar passando. Mas uma coisa te falo: vc está certíssima! Pensamento positivo, sempre! Bola pra frente, sempre! Amanhã é outro dia e a gente está aqui pra vencer desafios mesmo. Boa sorte e fique com Deus!!!!! Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, é a primeira vez que estou postando aqui, eu te achei por um outro blog de mãe de quadrigêmeos.
    Li toda a sua história e me emocionei muito, tanto com as suas fotos grávidas quanto com o que aconteceu com você.
    E hoje lendo este novo post fiquei mais emocionada, você é uma pessoa do bem, que tem muito amor no coração, mesmo na dor vc ainda conseguiu pensar em ajudar outras pessoas.
    Parabéns por ser esta pessoa incrível, e desejo do fundo do meu coração que você tenha futuramente uma nova gravidez.
    Um forte abraço...
    Tatiane OLiveira

    ResponderExcluir
  13. Oi querida!
    Lindo gesto, isto demonstra que vc é uma pessoa muito boa de coração.
    Será que vc poderia fazer um post falando sobre a coleta de leite? Na cidade onde eu moro não tem banco de leite, eu queria saber como faço para estocar o leite, pois volto a trabalhar em breve e não quero privar minha filha do leite materno. Vc faz a extração com bombinhas? E outra dúvida, todo o leite que tira num dia é guardado junto no mesmo pote? Ou cada hora que tira tem que guardar numa vasilha diferente?
    Se não quiser escrever um post sobre isto mas quiser responder para mim no meu blog, eu já mandei para o teu e-mail o convite para acessar.
    Fica com Deus e desde já obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nossa......linda atitude!
    Num momento de tanta dor, vc consiguir pensar em ajudar outras pessoas só mostra o carater e boa indole que tem, sendo assim Deus esta te preparando....
    Parabéns pela atitude!

    ResponderExcluir
  15. Que exemplo, Roberta! Fiquei maravilhada com você se dispor a doar seu leite e se sentir melhor com isso. As vezes a vida nos apresenta caminhos tão diferentes de aprendizado.
    um abraço carinhoso, e fiquem com Deus!
    Ana

    ResponderExcluir
  16. me arrepiei só de ler esse post. meus olhos marejaram aqui.
    Te acompanho praticamente desde o 1o post, e percebi que vc tem a completa noçao do que o seu ato significa!
    parabens!!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por passar no meu blog. Nem precisava agradecer. Carinho se doa !
    E isto que vc. está fazendo é um ato pra lá de carinhoso, é amor.
    Faça a sua parte, logo outras janelinhas estarão abertas para a sua maior felicidade.
    Beijos e Paz.

    ResponderExcluir
  18. Xará, SUPER parabéns pela iniciativa.
    Beijo e fique com Deus,
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel
    http://www.familiamimi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Roberta, entrei no seu blog por um acaso.
    Foi impossível não se emocionar com sua história e depoimento.
    Talvez vc não conheça a Andressa, mas assim como vc, ela perdeu seus trigêmeos em um parto prematuro. Aqui o site: http://dreds.blogspot.com/
    Como vc mesma disse, só quem passou por isso sabe a dor sentida. Quem sabe, vc lendo e se comunicando com ela, venha algum conforto.
    Ela é uma mulher incrível e hoje tem 2 crianças lindas.
    Nada como o tempo para sarar as feridas.
    Vc é uma batalhadora, muito corajosa!
    Parabéns por sua iniciativa em doar leite materno. Imagina quantos bebês ficaram felizes em serem nutridos e alimentados por vc!
    Nada como ajudar aos outros e nos sertirmos um pouco melhor.
    Que Deus lhe dê mais força e conforto e que logo logo, seu desejo de ser mãe se realize.

    bj, Cristina

    ResponderExcluir
  20. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir